quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Veja os benefícios de usar a argila no cabelo

 


A argila é rica em derivados do alumínio, silicatos, hidróxidos coloidais, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobre, entre outros minerais e elementos. 

Por isso, a chamada argiloterapia é um tratamento tão poderoso que ajuda a tratar o cabelo oleoso, a manter saudável o couro cabeludo e a nutrir os fios.


Quais são os benefícios de usar argila no cabelo?

A argila é bastante eficiente para a nutrição capilar.

Ela ajuda a tratar de cabelos danificados.

A argila é uma aliada no combate ao cabelo oleoso.

Ela é um elemento bastante desintoxicante.

A argila ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo.

Esse é um recurso importante para repor minerais perdidos.

Ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que favorece o crescimento saudável dos cabelos.

Esse elemento ajuda a limpar profundamente o couro cabeludo.

Favorece o controle da queda capilar.

A argila possui ação bactericida e antisséptica.


Quais são os tipos de argila?


Argila branca

A argila branca é a mais indicada para tratar os fios danificados e porosos. Ou seja, aqueles que sofreram com procedimentos químicos ou outros tipos de fatores externos. É um dos tipos mais suaves de argila, portanto, pode ser usado por todos os tipos de cabelo também. Ela promove o crescimento saudável dos fios, regulariza a oleosidade e hidrata naturalmente.


Argila verde

Essa argila é conhecida por ser aquela mais rica em minerais e outros componentes positivos para a saúde da pele e do couro cabeludo. Falando nele, é a mais indicada em casos de fios oleosos a normais. Isso porque possui poderosa ação adstringente, além de desintoxicar a pele da região, tratando casos de seborreia e caspa.


Argila cinza

É a melhor indicação para as pessoas que estão com problemas de queda de cabelo. Isso porque trata o couro cabeludo com ação anti-inflamatória e ainda estimula a circulação sanguínea, promovendo o crescimento capilar saudável de novos fios.


Argila amarela

Essa argila rica em silício é muito poderosa para limpar profundamente o couro cabeludo, absorver as toxinas que são encontradas e ainda remover as células mortas. É perfeita para a realização de um detox capilar.


Argila vermelha

Para as ruivas, essa é a argila recomendada! Ela ajuda a iluminar esse tipo de madeixa, prolongando sua tonalidade e hidratação. Ela também atua contra a queda capilar, ajudando a limpar e desintoxicar o couro cabeludo.


Argila preta

A queda de cabelo causada por fatores de idade é completamente diferente da queda em decorrência de enfermidades no couro cabeludo, por exemplo. Por isso, devem ser tratadas de forma diferente. A argila preta, portanto, é a melhor argila para ser usada nos casos de queda em função de idade. Isso porque a sua alta concentração de titânio, alumínio e silício beneficiam a renovação celular, entre outros benefícios.


Argila roxa

Para quem tem madeixas loiras, essa argila pode ajudar a reduzir o efeito do amarelamento dos fios. No entanto, é preciso cautela em sua aplicação. A indicação é que seja utiliza apenas no couro cabeludo, então, é necessário avaliar se ela é a melhor indicação ou não para seu caso. Por isso, sua maior aplicação é realmente na pele.


Argila rosa

Essa argila ajuda a hidratar e desintoxicar o couro cabeludo, sendo recomendada para casos de queda excessiva dos cabelos e, também, de alopecias.


Como usar argila no cabelo?

1- Misture quatro colheres de argila seca com água filtrada ou com soro fisiológico. Mexa bem, até ela ficar com uma consistência nem muito fina, nem muito grossa.

2- Então, 20 minutos antes de lavar o cabelo aplique a argila no couro cabeludo. O ideal é usar um pincel na aplicação. Também é possível misturar a argila a uma máscara capilar.

3- Depois retire o excesso de argila do couro cabeludo, lave com shampoo, aplique uma máscara e finalize com condicionador. 


Outra possibilidade é misturar a argila com queratina líquida para a etapa de reconstrução de seu cronograma capilar. Ou mesmo, com óleos vegetais para potencializar a nutrição dos fios.


O ideal é utilizar a argila a cada quinze dias, pois se usada demais ela pode causar o ressecamento do cabelo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário